segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Das Passarelas Para o Backstage: Livia Mund

A página central da primeira edição brasileira de PLAYBOY não trouxe nenhuma playmate peituda de Iowa ou Nebraska. Trouxe, em vez disso, a linda paulistana Lívia Mund, modelo e manequim com corpo de bailarina e um olhar absolutamente inebriante, em fotos bem legais feitas pelo saudoso Roger Bester. O mais engraçado é que me lembro de ficar completamente paralisado uns 15 anos mais tarde, quando fui apresentado a Lívia numa sessão de fotos -- ela já tinha virado produtora full-time, e eu trabalhava numa Agência de Publicidade em São Paulo. Foi aí que eu descobri que ela existia de verdade. Impressionante o terremoto que essas fotos, tão pueris, provocaram na minha adolescência -- e, de certa forma, continuam provocando até hoje.

3 comentários:

Marcelo Schwob disse...

Tenho a dizer que Lívia é de Macaé (RJ)e que já escrevi sobre ela numa crônica que faz parte de um livro meu de contos e crônicas (tenho três livros editados). Chama-se "As Belezas de Macaé" e nessa crônica narro uma viagem de ônibus de Niterói para Macaé no verão de 1975 quando a revista HOMEM, que pertencia à Playboy, foi lançada. Comprei a revista na Rodoviária de Niteroi para me distrair na viagem. Eu tinha 17 anos de idade. Ao meu lado sentou-se um artista plástico uruguaio que conheci na viagem e iria fazer uma exposição de quadros (nus e marinas)em Macaé. Lendo a revista que trazia suas fotos na capa e no poster central, percebi no texto que ela era de Macaé. Na parada em Araruama (meio do caminho) percebi que ela estava no ônibus e fiquei boquiaberto. Lembro até hoje que tinha os cabelos presos, trajava calça comprida caqui e estava acompanhada de um rapaz que parecia ser seu irmão. O uruguaio, que a exemplo de muitos naquele ônibus, havia percebido na parada de Araruama a presença de uma mulher tão bonita, ainda que discreta, puxou conversa comigo para me pedir a revista emprestada, sem imaginar quem seria a mulher das fotos da revista. Depois de ver as fotos de Livia, olhou para mim e disse: "Bonita, não?". E eu respondi: "Concordo e ela é de Macaé... e está em nosso ônibus...". O uruguaio quase se levantou da sua poltrona... Em seguida, ficamos frustrados, porque ela e seu irmão saltaram em Rio das Ostras e nunca mais a vi. Mas guardo aquela revista até hoje, por causa daquele dia... Por coincidência, no sábado passado (16 de maio de 2009) tive contato com um casal que a conhece e irá levar minha crônica de 34 anos atrás até Livia Mund!!! Vamos ver o que ela irá achar disso tudo...

livia mund disse...

Marcelo
A praia que desci foi nos Cavaleiros, que fica em Macaé, logo após Rio das Ostras. O jovem que me acompanhava era meu irmão sim.
Quero parabenizá-lo pelo livro, recebi sim, pelas mãos de Marcos Duboc no ano passado. E recomendo a leitura para quem não leu.
Estou vendo esse artigo apenas agora, e fico agradecida pelos elogios. Me sinto lisongeada de fazer parte de sua memória.Abraços.

livia mund disse...

Marcelo
A praia que desci foi nos Cavaleiros, que fica em Macaé, logo após Rio das Ostras. O jovem que me acompanhava era meu irmão sim.
Quero parabenizá-lo pelo livro, recebi sim, pelas mãos de Marcos Duboc no ano passado. E recomendo a leitura para quem não leu.
Estou vendo esse artigo apenas agora, e fico agradecida pelos elogios. Me sinto lisongeada de fazer parte de sua memória.Abraços.