quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UM DIA TRISTE EM GOTHAM CITY: YVONNE CRAIG, A BATGIRL DA SÉRIE DE TV DOS ANOS 60, SAI DE CENA.

por Jurema Cartwright


Hoje, 19 de Agosto de 2015, é um dia de luto tanto para os defensores da lei e dos bons costumes quanto para as dominatrixes de todo o Planeta Terra.

Yvonne Craig, a pequena e insinuante atriz que interpretava Batgirl, e que inaugurou o uso de roupas sexy de couro na TV, morreu ontem, aos 78 anos, de cancer de mama, em Pacific Palisades, California.

Ex-bailarina, Yvonne Craig ingressou na série "Batman" na terceira e última temporada, em 1967, a convite do produtor William Dozier, que estava com um quadro de audiência em queda e precisava de uma novidade que ampliasse o espectro de telespectadores para conseguir sobreviver mais uma temporada no ar pela ABC-TV.



Yvonne interpretava a bibliotecária Barbara Gordon, filha comportadíssima do Comissãrio de Polícia de Gotham City James Gordon.

Barbara morava num cafofo no Centro de Gotham com um closet descoladíssimo que, além de guardar a indumentária de sua identidade secreta, ainda servia de garagem para sua Bat-Motocicleta forrada com o mesmo couro do seu uniforme. 

Sempre muito delicada, Batgirl quase não socava a bandidagem. Sua especialidade eram os chutes nos queixos dos capangas de seus arqui-inimigos com suas belas pernas e suas lindas bat-botinhas de salto alto.

 Estranhamente, Batgirl nunca chutou as partes baixas de nenhum deles. Confesso que nunca entendi porque.


Antes do sucesso na TV como Batgirl, a bailarina Yvonne Craig teve uma carreira brilhante, começando bem jovem, aos 17 anos, como integrante do Ballet Russe de Monte Carlo.

Aos 21 anos de idade, foi para o cinema, onde, depois de vários filmes que ninguém viu,  contracenou com Elvis Presley nos horrendos "It Happened At The World Fair" (1963) e "Kissin' Cousins" ​​(1964). 

Fez parte do harém do Rei do Rock por uns tempos -- o que não fez bem algum para sua carreira, mas ao menos serviu para ter o que contar para seus netinhos.

Após o sucesso como Batgirl, Yvonne Craig acabou vítima das mesma maldição que se abateu sobre as carreiras dos protagonistas da série "Batman" Adam West e Burt Ward. 

Nunca mais nenhum deles conseguiu outro papel de protagonista em outra série de TV.


Yvonne Craig bem que tentou seguir em frente.

Durante mais de 15 anos fez participações especiais em episódios de "Jornada nas Estrelas", "O Agente da UNCLE", "James West", "Terra de Gigantes", "Mod Squad", "Kojak" e "Ilha da Fantasia", na esperança de voltar a ter, um dia, quem sabe, um papel fixo em alguma série novamente.

Mas isso nunca aconteceu. E ela abandonou sua carreira de atriz, sumindo das telas de TV de meados dos Anos 80 para cá. 

Desde então, vem participando ativamente daquelas hilárias (e muito rentáveis) convenções realizadas pelos fãs da série "Batman" e trabalhando como corretora de imóveis na Grande Los Angeles.

Em 2009, no entanto, depois de muitos anos afastada da TV, Yvonne Craig foi convidada para fazer a voz de uma velhinha nos desenhos da série "Olivia", no Canal Nickelodeon, onde acabou virando produtora executiva em outras produções.

Escreveu um livro de memórias, chamado "From Ballet to the Batcave and Beyond", leitura obrigatória tanto para as "good girls" quanto para as "good girls gone bad" que passaram seus anos mais tenros diante de um aparelho de TV.

Fiquem com a adorável Yvonne Craig em alguns momentos inesquecíveis.









1 comentário:

ulisses disse...


Fazer o quê? Mais uma atriz que se foi por causa do câncer....
Pensei que ela tinha ido muito longe co os filmes ,mas pelo visto não conseguiu um destaque....só ficou como Bat girl